Literalmente.

.

sexta-feira, 12 de março de 2010

2

Pois é...e dois meses já passaram, passou rápido e o balanço é muito positivo. Estar longe abre-nos os horizontes, faz-nos pensar que realmente Portugal tem coisas muito boas, mas que o mundo espera por nós, faz-nos ser mais audazes e com vontade de aprender ainda mais, e nem falo totalmente a nível profissional, falo muito a nível pessoal. Conhece-se pessoas novas todos os dias, ouve-se outras histórias, outras vidas e outras culturas. O que nos é óbvio pode estar completamente errado aos olhos dos outros. Ensina-nos a ser mais compreensivos e pacientes. E faz-nos rir muitas vezes… muitas vezes LOL. Por exemplo, no outro dia uma amiga italiana que estava cá connosco (Raquel) foi até ao restaurante brasileiro muito conhecido cá, o “Latina”, como funciona por bufet/rodízio em cima da mesa existem uns pequenos papeis com o formato duma vaca, dum lado verde e do outro vermelho, respectivamente para mostrar que ainda queremos que tragam mais carne ou não. Ela estava a tentar mostrar à empregada que queria que trouxessem mais carne, e apontou para o cartão e perguntou: “so…what’s this?” na tentativa da empregada entender a dica… mas a empregada muito calmamente olhou para ela e respondeu:” It’s a cow.”Portanto esqueçam a ironia neste país, ou o sarcasmo. Na verdade o sentido de humor dos chineses é exactamente aquilo que vemos naqueles programas em que existem provas, eles caem, aparece um boneco com uma gota de lado e eles partem-se a rir.-_- ‘

Em relação a moda cá… ui… se tiver brilhantes, lantejoulas, pêlos, laços, padrões de tigresa e umas letras para acomodar o estilo, melhor! Coisas que achamos impossível de serem usadas quando vamos às lojas, são efectivamente usadas, todas em conjunto pelas chinesas. Mesmo as mais discretas, portanto é um bocadinho estranho ir às compras com uma chinesa, como aliás já me aconteceu. “Is so cut, isn’t it??” “hummmmmmmmmmmmmmmmmmm…….” E faço um sorriso. Ontem saiu-me um “Are you kidding me?” mas a chinesa que estava comigo fez um ar meio desapontado e lá tive de reformular: “ For you is perfect” :D … era um colar brilhante…muito brilhante… com um pompom branco….com brilhantes. E como eles nunca estão satisfeitos com um só apetrecho ainda juntaram ao belo pechisbeque uma miniatura de pochete de plástico, branca, com brilhantes…apesar disto já se vê algumas chinesas com estilo europeu. Agora a moda cá é usar óculos sem lentes, como acessório… podia ter um vidrinho a disfarçar, mas não, literalmente só a armação dos óculos. Se tiverem brilhantes melhor. A moda dos homens já falei…principalmente no que diz respeito ao cabelo… é i n c r i v e l os penteados que estas criaturas fazem. E as cores com que os pintam! É um fascínio olhar para aquilo!

Entretanto continuo com as minhas aulas de chinês, a lógica deles é mesmo muito simples, não há tempos verbais e muitas vezes nem se quer há verbos nas frases (para que??) lol para dizer por exemplo Hoje é 2ª feira, a lógica é simples: Hoje dia da semana 1. Só isto. Os tempos verbais são definidos por palavras nas frases, por exemplo: isto era um telemóvel novo. Diz-se: isto ser máquina de mão nova antes. (sim, telemóvel é maquina de mão, como aliás muitas palavras aqui se constroem assim). Os meses quais nomes diferentes: mês 1, mês 2, mês 3… para que complicar? :D Para já estou a aprender em Pin’in, que é a linguagem chinesa fonética, que eles usam por exemplo para usar os teclados dos pc’s, e depois o computador transfere para caracteres. Aprendi no outro dia que por exemplo o carácter para paz é um telhado e uma mulher por baixo… Machismo? Lá isso… ainda não percebi muito bem como são as relações aqui entre homem e mulher, mas é muito frequente ver rapazes com as malas das raparigas, é uma pratica muito comum mesmo, mas por outro lado dá-me ideia que as relações são muito desprendidas mas isso também porque os chineses são um povo muito frio, eu diria muito cru que precisa de se desenvolver ainda muito a nível social e de relações humanas.



Mas pronto, o post já vai longo, deixa-me cá voltar ao trabalho :) Já me transferi para a empresa Chinesa onde estou como brand manager duma marca exclusiva criada para eles e para o mercado chinês, vejo a Pearl Tower daqui, que pequeno monstrinho… Depois conto-vos como é a aventura de chegar até aqui e de trabalhar literalmente rodeada SO de chineses…



Beijinhos a todos, parece que a primavera está a chegar (;

2 comentários:

  1. Fartas-te de trabalhar... Tadinha!!!!

    Vai lá dormir a sesta

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. k aventura essa...foste mm parar ao outro lado do mundo, nos habitos, costumes, pessoas, quase tudo é completamente diferente de ca!
    mas aproveita de tudo um pouco...quando xegares tb vais vir vestida de brilhantes e lantejoulas e tigresa, de fazer roer de inveja os xinocas das milhentas lojas de xineses aki de loures...aposto que ja tens saudades aki dos nossos saloios, devem ser bem mais acolhedores...

    Beijao***

    ResponderEliminar